Criar uma Loja Virtual Grátis
Cirurgia com células-tronco
Cirurgia com células-tronco

Cirurgia com células-tronco pode devolver movimentos aos pacientes

Numa terapia inédita no país, as células são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido

Uma técnica usada pela primeira vez no Brasil pode devolver alguns movimentos a pacientes que ficaram paralíticos. Médicos realizaram na última quinta-feira (14), em Salvador, a cirurgia inédita: implantaram células-tronco em um policial militar.

A caminho da sala de cirurgia, um policial militar de 45 anos que ficou paraplégico em 2006 depois de cair de um telhado. O PM recebeu injeções de células-tronco mesenquimais diretamente no local onde a medula foi atingida. A técnica, segundo os pesquisadores, nunca tinha sido usada no país.

O método começou a ser desenvolvido há seis anos por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em um hospital de Salvador, onde fica um dos mais modernos centros de terapia celular da América Latina. As células mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido.

Na primeira fase da pesquisa, cães e gatos com paralisia nas patas traseiras receberam injeções dessas células. Todos apresentaram melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina, e mais da metade recuperou a sensibilidade e a força nas patas.

Até o fim do ano, outras 19 pessoas com paralisia já selecionadas serão submetidas a esse mesmo tipo de cirurgia. Depois de operadas, todas irão fazer fisioterapia por seis meses para fortalecer a musculatura atrofiada e serão acompanhadas pela equipe nos próximos dois anos.

Os médicos esperam que, daqui a um tempo, os pacientes consigam, pelo menos, realizar alguns movimentos.

“Estamos iniciando uma nova terapia, uma nova forma de tratar o paciente. Hoje em dia a medicina não tem uma terapia eficiente para tratá-los. Qualquer melhora que possa estar aumentando a qualidade de vida desse paciente, para nós, já vai ser um ganho”, explica o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça.

Fonte:globo.com

Translate this Page

Rating: 2.7/5 (151 votos)



ONLINE
1




Partilhe esta Página